segunda-feira, 27 de junho de 2016

Comentários Semanais: Kiznaiver #12 (Final) + Review (Sem Spoilers)


Que final meus amigos!! (quem quiser ler só o review sem spoilers é só descer a pagina)

Fica difícil conseguir colocar em palavras o quão perfeito eu achei que foi esse final de Kiznaiver, apenas quem viu e curtiu como eu sabe o que se sente depois de ver esse episódio.

Boa parte do episódio se passou na conversa entre Sonozaki e Katsuhira, ela que achava que as pessoas só podiam ser amigas se estivessem conectadas, que era isso que fazia elas se gostarem. Porém, os outros personagens junto com o Katsuhira mostraram que apesar do sistema kizna ter unido eles, tornaram-se amigos, o sistema no máximo deu o pontapé inicial.

Essa parte eu não consigo descrever totalmente o que eu senti, ela foi simplesmente perfeita. Todo o drama desenvolvido em 12 episódios, da amizade deles, da Sonozaki, dos antigos amigos, tudo isso foi jogado de uma vez só nessa parte para convencer a Sonozaki de que ela não precisava sentir as dores de todo mundo para que fossem amigos, simplesmente precisavam se gostar, o sistema kizna não tinha interferência nisso. Todo esse drama jogado de uma vez, mais uma belíssima animação e uma trilha sonora fantástica fizeram dessa uma das melhores cenas de drama que eu já vi.

A Sonozaki finalmente devolveu as dores que ela acumulava nela para os antigos companheiros de sistema, Katsuhira incluso, e isso termina a historia do sistema. Os minutos finais serviram para mostrar um final semi-aberto, com algo que eu pedi que acontecesse no ultimo episódio, e aconteceu, casais foram formados.

O casal Katsuhira e Sonozaki era bem provável que fosse acontecer mesmo, o anime caminhou para isso. Os outros casais não foram exatamente concluídos, mas a Honoka deu uma baita de uma direta para o Yuta, e a Chidori falando que não parava de pensar no Tenga deixou ele todo feliz.

O final do anime foi perfeito, depois de todos os problemas que eles passaram, terminaram como grandes amigos (e namorados em alguns casos), o sistema kizna foi finalizado, e o pessoal do antigo sistema, que estavam praticamente zumbis, estão voltando aos poucos ao normal. Tudo que eu queria para o final desse anime, e como era previsto, final fechado. Esse episódio mereceu nota máxima.

Nota: 5/5


---------------------------------------------------------------------------------------------------

Review (Sem Spoilers)

Eu já disse em alguns posts o quão fanboy do estúdio Trigger eu sou, quando eu soube que iriam fazer um drama original escrito pela Mari Okada (AnoHana, dentre outros) eu fiquei dividido. Um estúdio que todos os originais eram cheios de nonsense fazendo algo focado em drama, pensei que isso poderia não dar certo. Mas felizmente eu estava errado, e eles provaram que não é só nonsense que da certo no Trigger.

Kiznaiver conta a historia de 6 adolescentes que tem suas dores físicas compartilhadas entre si a partir do sistema kizuna. Com isso, as pessoas do grupo tem que mostrar seus verdadeiros eus para os outros.

Só pela sinopse já se nota o quão forte é o drama no anime, e o problema dos animes que focam em drama é eles conseguirem te passar o drama que ocorre no anime, isso divide os bons dos ruins. No caso de Kiznaiver, isso é muito bem feito, durante o anime quem vê vai evoluindo seus sentimentos pelo grupo no mesmo ritmo que o pessoal do grupo evolui os próprios sentimentos. Os primeiros episódios servem mais para uma apresentação geral do grupo, e nesses episódios o elemento de nonsense e humor aparece mais do que o drama, mas não se engane, a partir da segunda metade do anime, temos vários cliffhangers dramáticos e o humor e o nonsense praticamente desaparecem, isso melhorou muito o anime, já que a segunda metade é muito melhor que a primeira.

Talvez o único ponto negativo é que pelo numero de episódios, apenas 13, seria impossível eles desenvolverem o passado de todos os personagens, então eles focam em três deles, sendo os dois últimos junto e que servem como base para o plot final do anime. Porém, mesmo o resto dos personagens não tendo seu passado aprofundando, durante os outros desenvolvimentos, eles em si acabam sendo desenvolvido juntos, então, no final das contas, tem-se o desenvolvimento de todos os personagens, claro que os que tiveram foco foram melhor desenvolvidos, mas os outros continuam tendo seu desenvolvimento valido.

Os personagens são diferentes do "padrão", mas isso de um grupo de adolescentes que fogem do padrão juntos não é algo novo. Mas, acho que nunca em um grupo tão grande de protagonistas eu não tive a quem não gostar, mas em Kiznaiver isso aconteceu. Todos eles são bons personagens e conseguem passar carisma do seu jeito, claro, tinha um que eu era quase que indiferente, mas ainda assim, é um feito único para um anime.

A animação é um pouco diferente do padrão dos outros estúdios, quem já viu animes do Trigger sabe o que eu estou falando, porém, isso não é algo negativo, muito pelo contrario, tínhamos varias cenas muito bonitas. A direção do anime se saiu muito bem, o diretor, relativamente novo, era algo que eu temia, porém ele se mostrou um bom diretor. A trilha sonora também era bem presente e fez com que muitas cenas ficassem ainda mais dramáticas. 

Resumindo minha opinião, se você gosta de dramas e não liga para o fato deles serem adolescentes e discutirem coisas de adolescentes, mas que algumas valem para qualquer idade, como amizades, Kiznaiver é mais do que uma boa escolha, na minha opinião o melhor drama que eu já vi até então. Os primeiros episódios são medianos, mas a segunda metade do anime é cheia de cliffhangers dramáticos excelentes.

Nota Final: 9/10

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Extras


Best Girl do anime, sem discussão


E o Tenga ficou só na friendzone.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Comentários de outras semanas: Link
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário